sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Postagem referente ao Terceiro Semestre

Neste terceiro semestre pude observar uma maior relação entre as interdisciplinas, Artes Visuais, Música, Literatura, Ludicidade e Teatro, pois todas falam sobre diferentes formas de arte na sociedade.
Em uma das atividades propostas em Artes Visuais, ciamos um Projeto de Trabalho sobre Monet, explorando aspectos de sua vida, suas obras, temas, cores predominantes, forma de pintar(impressionismo), tudo isso a partir da observação dos ambientes da escola e da comunidade escolar(pracinha, mato).
Aprofundamos o estudo da obra ““Ponte Japonesa e o Lago de Ninféias em Giverny”, leitura e interpretação da obra, sensibilizando-se para a presença da arte em diferentes espaços, contextos históricos e formas de expressão apresentadas pelos artistas.
Este projeto em grupo foi um momento bastante significativo, que apesar de não ter sido aplicado com os alunos, mostrou a necessidade de um planejamento interdisciplinar nas aulas de arte.
Na interdisciplina de Música pesquisamos sobre a produção musical de nossa cidade e entrevistei o vocalista do Tchê Guri que é de São Leopoldo, além de estudar sobre compositores da MPB e explorar a marcação de ritmo com o corpo, uma aula misturando música e movimento, foi um momento muito rico, que me fez pensar sobre a importância de trabalhar com e sobre música no espaço escolar,
Em Literatura aprofundamos o estudo sobre os contos de fadas, pesquisando e identificando os elementos desse tipo de narrativa, o que me ajudou a desenvolver vários trabalhos baseados nos mesmos, é um conhecimento que serviu para mim como educadora e que qualificou minha prática, para melhor explorar com meus alunos este tipo de texto.
Em Ludicidade trabalhamos sobre a importância do brincar e a maneira como esse processo vem sendo construído socialmente. A origem dos brinquedos, quando surgiram e de como esses momentos são importantes para nossas constituição como seres humanos. Ás vezes, um simples jogo ou brinquedo traz muita alegria para as crianças e propiciar esse momento também é minha função como professora.
Todas essas aprendizagens transformam o meu ser, bem como minha prática pedagógica, pois procuro colocar em prática a teoria, buscando alternativas pedagógicas diferenciadas e mais qualificadas para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Certamente quando me torno uma aluna melhor, pesquisando, realizando atividades, refletindo sobre a minha prática, me torno também uma melhor professora, com um maior embasamento, para planejar, buscar soluções para as dificuldades que se apresentam, e quem ganha com isso são todos os envolvidos, eu, os alunos e a escola.

Um comentário:

Marga disse...

O que tenho a te dizer , querida Luciane? tu conseguistes expressar o que tanto investimento de tempo, de restrições, tanto estudo refletem na sua vida!Já encaras a tua profissão com mais qualidade e produtividade. E como é nobre o que tu representas na vida de cada aluno que passa pela sua sala de aula! Parabéns, e que o Pead não seja encarado como um tempo final de sacrifícios, mas o começo de grandes conclusões.