sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Postagem referente ao Segundo Semestre

No segundo semestre do PEAD, com a interdisciplina “DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA”, estudamos Freud e a psicanálise, e de que maneira tendo conhecimento sobre o funcionamento de cada parte do cérebro, os mecanismos de defesa utilizados pelas pessoas, as fases da criança, tudo isso pode vir a auxiliar no contexto escolar, nas relações sociais, com a aprendizagem e o conhecimento que os alunos elaboram, buscando novos papéis para professores e alunos, onde a aprendizagem se dá na interação dos sujeitos nesse meio.

Num segundo momento tivemos a contribuição de Winnicot que dizia que a aprendizagem poderia ocorrer por submissão ou espontaneidade, sendo que no segundo caso, esse aluno seria muito mais curioso, com mais ideias próprias e estabelecendo maiores relações entre suas aprendizagens. Valorizava a importância do brincar para as crianças. Nesse processo, a criança age sobre o mundo à sua volta, descobrindo coisas e inventando outras, pelo puro prazer de fazê-lo. Ela se sente agente, sujeito, e isto cria a capacidade de aprender como conquista, como exercício da própria vontade, o que é muito diferente de aprender como submissão à vontade do outro.

Na interdisciplina de “ESCOLARIZAÇÃO , ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA”, estudamos sobre a invenção da infância, que ao mesmo tempo que legislativamente falando, estão sendo criados cada vez mais documentos, como o ECA, por exemplo, para assegurar os direitos das crianças, paradoxalmente elas tem cada vez menos tempo e espaço para se desenvolverem plenamente, não podem brincar, imaginar e explorar o universo infantil, quando agem como crianças são julgadas como imaturas, irresponsáveis e quando agem como adultas cobramos que sejam crianças. Como exemplo temos crianças que ficam abandonados durante todo o dia enquanto os pais vão para o trabalho, cuidando dos irmãos e assumindo papéis de adultos na família, negando –lhes o direito ao brinquedo, ao tempo livre, ao afeto e presença dos pais acompanhando e colaborando para um desenvolvimento pleno e saudável na infância. A criação da escola colaborou para esse processo de controle do indivíduo e abandono precoce da infância, o aluno aprende conteúdos e valores, da classe dominante e ao professor cabe o papel de mero transmissor destes.

A interdisciplina de “Fundamentos da Alfabetização” reflete sobre a necessidade de um sujeito escolar e social que construa seu conhecimento interagindo com o mundo a sua volta, onde a aprendizagem seja um exercício de interação, experimentação consigo e com os outros.

Durante o processo de construção do conhecimento o erro precisa ser aceito como elemento necessário e construtivo, inerente a essa caminhada onde o sujeito estará refletindo, levantando hipóteses e buscando soluções para os problemas que surgirão. Um ser humano que não busca por ter medo, exclui-se da interação sujeito e mundo, negando-se à aprendizagem. O erro na sala de aula não é o bicho papão, que impede o conhecimento, mas a inércia advinda do medo de errar sim.

A interdisciplina de Seminário Integrador II, fez o papel de nos auxiliar na apropriação tecnológica, usando ferramentas como blog e wiki, ambientes estes que serviram para a postagem das atividades do semestre, além de nos fazer repensar sobre o ser professor, a escola em que trabalhamos e convivemos, resgatando as memórias pessoais e do porquê de nossa escolha em ser professor.

Como seres humanos estamos constantemente aprendendo, reformulando aprendizagens, observando-as sobre um novo prisma, que muda porque nós mudamos nesse processo. Aprender é um ato onde todos são aprendizes, o professor e o aluno, a escola, a comunidade e para ser uma melhor pessoa e profissional é preciso que esse processo seja consciente, principalmente através da reflexão proposta pelas interdisciplinas do PEAD neste segundo semestre.



Um comentário:

Marga disse...

É nas tuas aprendizagens que o papel que tu desempenha surge como uma referência a quem te conhece e te admira. E o registro no TCC dá forma, visibilidade a tudo isso. Um bom e excelente trabalho querida, força e disciplina para que tudo aconteça com tranquiladade e culmine numa bela festa em janeiro. Abracitos somáticos!