sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Postagem referente ao Quarto Semestre-2008/1


Reflexão sobre o Quarto Semestre


No quarto semestre do PEAD trabalhamos com diferentes linguagens e representações do mundo através das interdisciplinas de “Representação do mundo pela Matemática”; “Representação do mundo pela Ciências”; “Representação do mundo pelos Estudos Sociais, e Seminário Integrador IV.

Em cada uma delas foram discutidos concepções acerca da construção dos conceitos de espaço e tempo.

A interdisciplina de Matemática, que nos trouxe um material muito rico de experimentação, propondo desafios, atividades para realizarmos com nossos alunos, explorando diferentes conceitos matemáticos, como espaço e forma, números e operações,e principalmente muitas leituras que me ajudaram num melhor embasamento para trabalhar com meus alunos a partir de sua própria realidade, vivenciado a matemática como um objeto concreto do cotidiano. A matemática não é um objeto isolado do mundo, pelo contrário, está presente nas coisas mais simples e explorar essas possibilidades de aprendizagem mais informais tornam seu aprendizado muito mais significativos para os sujeitos envolvidos.

Na interdisciplina de “Representação do mundo pela Ciências” trabalhamos sobre as concepções de natureza que são constituídas nas relações entre o ser humano e o meio ambiente, refletindo sobre essa construção desde a infância, observando as concepções construídas por mim, meus colegas de PEAD e dos meus alunos. Estas atividades me ajudaram a descobrir os conhecimentos científicos prévios de cada aluno, onde os mesmos expressarão suas representações sobre as temáticas que pretendemos ensinar, problematizando e refletindo sobre suas concepções pessoais acerca da natureza, da ciência e a partir disso se busque novas informações, desafios que contribuirão para a transformação das estruturas explicativas preexistentes. Os símbolos que serão utilizados pelos alunos para representar a natureza estão carregados de um significado que foi construído ao longo da história, mostrando o paralelo existente entre cultura e ciência, onde a propaganda de massa advinda da mídia, dos livros, revistas, filmes, disseminadores dessas representações e concepções da realidade. Refletindo sobre a realidade o aluno o mesmo poderá ser mais ativo na produção de sua própria história, imaginando diferentes realidades e repensando o presente em que está inserido, podendo reinterpretar a história existente ou reconstruir uma história completamente nova ou diferente, mostrando “possibilidades” e não “verdades” absolutas acerca do mundo, um mundo constituído a partir de teorias, fatos, valores, ideias, em constante transformação.

O filme “Balance”mostra bem a relação de equilíbrio e desequilíbrio em um universo coletivo, onde a ação do outro reflete sobre todos os seres, e que atitudes individuais transformam a realidade, tanto positivamente, quanto negativamente.

A interdisciplina de “Representação do mundo pelos Estudos Sociais”, também promove uma reflexão sobre o tempo e o espaço, discutindo sobre a necessidade de um currículo escolar onde o aluno problematize sua realidade, ao invés de desenvolver textos e atividades apenas relacionados

a datas comemorativas. É preciso contextualizar essas informações sobre os tempos construídos historicamente, pois muitas vezes são informações distorcidas da realidade, geradoras de preconceitos que sempre permearam a sociedade em todas as épocas. Na referida interdisciplina construí a linha de tempo de minha vida, buscando refazer minha trajetória pessoal até o momento presente, reconstituindo momentos importantes de minha vida.

Na interdisciplina de Seminário Integrador IV, foi um dos primeiros momentos do PEAD, onde iniciamos um trabalho com os Projetos de Aprendizagem, com o Plano Individual de Estudos, com uma proposta de busca de conhecimentos relacionados a Matemática, pensando em atividades diferenciadas e desafiadoras, que ajudarão a desenvolver de melhor forma a aprendizagem de meus alunos. Na matemática, desenvolvi muitas atividades que mostrassem que a matemática está presente e é necessária para a resolução de situações simples que surgem no nosso cotidiano, como pagar a passagem ,comprar merenda no barzinho da escola ou mesmo realizar uma caça ao tesouro, um dos momentos mais interessantes que passei com meus alunos.

Referências:

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/material_mec/eixo4/ciencias/ciencias.html

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/material_mec/eixo4/estudos_sociais/estudos_sociais.html

http://peadportfolioludutra156749.blogspot.com/2008/04/plano-individual-de-estudos.html


Nenhum comentário: