quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Comentário texto Concepções e vivências

REALIDADE DA MINHA ESCOLA:

COMO É:

Pouco chamamento da comunidade escolar;

Participação pequena da comunidade escolar em assembléias, reuniões;

Desinteresse em relação a qualidade do ensino;

Falta de reflexão sobre a qualidade do ensino e o espaço físico da escola;

Sem construção coletiva do PPP, comunidade escolar não compreendendo sua real função na escola;

Prestação de contas transparente, mas sem compreensão da mesma pela comunidade;

Pequena integração do corpo docente, discente e funcionários, para melhorar o espaço escolar.

O QUE PODE SER:

Maior integração no espaço escolar, na busca de alternativas para resolver problemas da escola;

Maior divulgação das atividades escolares;

Participação mais ativa da comunidade escolar;

Maior comprometimento com a educação oferecida pela escola;

Promover espaços de reflexão e construção de um espaço mais democrático;

Construção coletiva do PPP pela comunidade escolar, ciente de sua importância;

Explanação sobra a prestação de contas em assembléias de pais, explicando a destinação dos recursos;

A minha escola em muitos momentos procura trazer a comunidade escolar para dentro da escola, mandando bilhetes informando assembléias, reuniões pedagógicas, oficinas com pedagogos, psicólogos, mas a participação é sempre pequena. A escola Zaira possui uma localização que prejudica o acesso à escola, pois está fisicamente fora de todos os bairros cujos alunos atendemos; três deles não têm ônibus e o quarto que é o Morro de Paula, fica bem longe, possuindo ruas de chão, causando inclusive muitas faltas em dias de chuva. Nos raros momentos em que a comunidade está presente é quando pode haver alguma perda para a mesma, como a questão do ônibus escolar, oferecido pela prefeitura, que atende nossos alunos, que seria cancelado o contrato , nessas assembléia tinha quatrocentos pais, número bem expressivo em relação a outros momentos de participação na escola. A comunidade só se preocupa em usufruir, não em construir uma escola melhor, virou puro assistencialismo eleitoreiro, essa é a real função da escola nesse atual momento de pobreza humana, principalmente no que diz respeito a importância da educação e do conhecimento.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Lu querida!
Achei muito pertinente o parâmetro que fizeste sobre o teu olhar sobre tua escola, e o teu olhar IDEAL ou como ela deveria ser.
Só demonstra o quanto estás te empenhando nas leituras do PEAD e, desta forma, fazendo articulações entre tua prática pedagógica.
Uma tarefa difícil, e que já estás fazendo. Estás tendo um olhar crítico.
Parabéns.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V