quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Texto aprendizagem na vida adulta

As principais características do desenvolvimento intelectual do jovem e do adulto é que ele se dá através da reflexão do mesmo sobre sua realidade, passando pelo raciocínio, as possibilidades existentes, traçando planos e objetivos, elaborando teorias sobre si e o mundo em que vive, refletindo sobre seu próprio pensamento e inteligência.
O processo de aprendizagem ocorre a partir da necessidade de resolver problemas, buscando soluções, que trarão transformações em sua vida. Por isso a necessidade de uma educação contextualizada com a realidade do educando, onde o professor servirá como mediador dessa aprendizagem e o educando constituirá seu aprender nas trocas consigo e com o meio. Por esse motivo é imprescindível que exista uma relação de confiança, onde o educador se colocará no lugar do educando, tentando compreender suas dúvidas, ajudando-o a buscar as respostas de que precisa, respeitando sua individualidade.
Como exemplo cito uma aluna com dificuldade em expressar suas dúvidas em aula, à medida que fomos nos aproximando e criando um vínculo afetivo, ela se sentiu mais à vontade e apresentou uma grande transformação na forma de buscar sua aprendizagem, expõe suas dúvidas, contribui com o grupo, mostrando mais autonomia como pessoa.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Lu querida!
Falas, no teu texto, que "o desenvolvimento intelectual do jovem e do adulto se dá através da reflexão do mesmo sobre sua realidade...".
E o que me dizes daquele conhecimento científico que é quase impossível de contextualizar como, por exemplo, BINÔMIO DE NEWTON (em matemática)?
Então, o adulto não teria capacidade de aprendê-lo?
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V