Comentários sobre gestão democrática e patrimonialista...
Na gestão democrática escolhi o indicador Transparência na prestação de contas e na gestão patrimonialista o indicador Ausência de transparência na prestação de contas.
As duas práticas são incompatíveis porque é importante que toda a comunidade escolar fique sabendo dos recursos recebidos pela escola, e participar da decisão de como estas verbas serão aplicadas na escola. Após isso a prestação de contas deverá estar à disposição de toda comunidade num espaço público e coletivo, onde todos possam ter acesso a essas informações. A segunda prática é incompatível com a primeira, porque nega a participação e informação à comunidade escolar dos recursos recebidos e de que forma estão sendo geridos pela escola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Luciane, sobre a prestação de contas,a partir da minha experiência, os setores responsável por essa divulgação é o CPM,e o ?, formado pela comunidade escolar que administram os recursos e devem apresentar para a comunidade.Devem fazer reuniões com os integrantes para verificar as prioridades da escola,com votação pela comunidade, mas sabemos que não ocorre tão democraticamente assim como escrevi.Escrevi devem , agora se ocorre de fato, é outra questão.Beijos.
Postar um comentário