sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Henry Giroux e o Empoderamento Individual

Nesse texto o autor nos remete a reflexão sobre a perspectiva da alfabetização como instrumentos de empoderamento individual, ou para a perpetuação da dominação e repressão sociais. Na sociedade atual a segunda perpectiva é a mais seguida, pois muitas vezes a alfabetização segue a linha funcional, servindo apenas aos interesses econômicos, na formação de trabalhadores"funcionais", para o mercado de trabalho. No caráter ideológico a alfabetização se dá apenas no contexto escolar, desenvolvendo o caráter, a transmissão de conhecimentos e valores culturais de obediência a uma ordem estabelecida pelas classes dominantes. Ambas perpectivas despojam a alfabetização de seu caráter emancipador, utilizando-a como moeda cultural, ligada a concepção da não aprendizagem dos alunos, distribuindo desigualmente os conhecimentos de acordo com a classe social dos sujeitos inseridos na escola e com essa atitude ajudando a perpetuar as desigualdades sociais. Dessa forma a alfabetização torna-se apenas o desenvolvimento da capacidade de ler e escrever por si só, destituindo-a do seu caráter de promotora de reflexão política, social e ideológica, capaz de transformar a vida de uma pessoa e a própria sociedade.

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