PPP E REGIMENTO ESCOLAR: ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Luciane da Silva Dutra
Disciplina Organização do Ensino Fundamental
Professora Maria Goreti Farias Machado
SOBRE O PPP...
O mesmo se refere a valores para definir a organização da sociedade: economia, educação e cultura, devendo contemplar a realidade da escola em suas especificidades, relacionando-a ao contexto social e político.
Para a construção do PPP é necessário levar em conta o Projeto Político Global da escola e o Projeto Pedagógico, as práticas institucionais da escola e as práticas profissionais reais dos professores.
O PAPEL DO PPP É...
Refletir e pontuar sobre a realidade da escola: alunos, professores, funcionários, equipe diretiva, comunidade escolar;
Contribuir para a melhoria dessa realidade;
Repensar os discursos pedagógicos e as práticas contraditórias à eles que são praticadas na escola (teoria x prática)
Enfrentar as contradições existentes na própria escola para que se construa um espaço mais democrático, revendo o papel de cada elemento neste contexto;
Tornar concreta a autonomia da escola e dos professores, dando expressão as suas convicções pedagógicas.
O PAPEL DO REGIMENTO ESCOLAR É...
Regulamentar e estabelecer normas específicas, disciplinando a vida escolar, a partir do PPP;
Legitimar a teoria e a prática dentro da escola.
Nele deve constar:
Objetivos para cada nível e modalidade de ensino;
Organização curricular: séries, ciclos, etapas, módulos ou outra;
Como se dará o processo de avaliação do aluno;
Filosofia da escola ( coerente com opção teórica);
Objetivos da escola (coerente opção teórica);
Organização pedagógica (direção, supervisão, etc);
Finalidades;
Regime de matrícula (seriado, por disciplina).
CONCLUSÕES SOBRE O PPP E O REGIMENTO ESCOLAR
O regimento escolar precisa ser construído junto com o PPP, pois será o documento de referência para o funcionamento da escola, nele estando materializado o PPP, na forma de registros, procedimentos, funções, atribuições dos diversos segmentos da escola, norteando todo o fazer da escola.
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Um comentário:
E será que estes dois documentos, são realizados, normalmente, conjuntamente?
Será que há coerência entre ambos?
E, se não, quais fatores de discrepância?
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário INtegrador V
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