sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Sintese sobre o filme...

Escolhi este trabalho porque a reflexão que o grupo fez sobre argumento e evidência foi uma construção coletiva de nossa aprendizagem, e por isso carregada de significado...



Consideramos este filme uma obra muito inteligente, que consegue prender a atenção num só ambiente. Aponta a importância de termos uma opinião firme e possuirmos argumentos que a sustente, assim como maneiras de evidenciar e comprovar a veracidade destes argumentos. Também ressalta a importância de uma liderança segura.
As evidências são os indícios acontecidos e testemunhados no dia do crime, como a briga entre o pai e o filho, a vizinha que disse ter visto o rapaz saindo de casa, o vizinho do andar de baixo que disse ter ouvido o rapaz dizendo: vou te matar!, a falta de álibi do rapaz que não sabia o filme que teria assistido, etc.
Uma evidência que surgiu foi a constatação de que a vizinha que disse ter visto o rapaz saindo da casa, tinha marcas no nariz pelo uso dos óculos e que talvez não tivesse visto bem a cena do crime durante a noite.
O grupo concluiu que a evidência pode se confirmar através do argumento, ou pode ser negada através dele.
Os argumentos são tentativas de comprovação de que os indícios são verdadeiros ou não, através de discussões, análise dos fatos examinados. Uma argumentação foi a de que o vizinho não conseguiria chegar ao local do crime no tempo de 12 segundos, pois tinha um problema na perna e caminhava devagar. O filme não mostra se o rapaz era culpado ou inocente, mas mostra como temos que ver os fatos por vários ângulos, sem nos precipitar para não tomarmos uma decisão equivocada. O jurado número 8, soube raciocinar e articular muito bem, conseguindo convencer os outros com seus argumentos. Pequenos detalhes, na mão da pessoa certa, servem de argumento para se tornar uma grande evidência.
Pensamos que a defesa deve ser feita através de argumentos da evidência, não partindo de um ponto de vista isolado, que pressupõe um preconceito e um pré julgamento, analisando os indícios que foram apresentados.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Luciane!

Como estas? Passei em teu blog para dar uma espiadinha. Percebi que as interdisciplinas deste semestre tem despertado muitas aprendizagens em vc! E que ate já transpos algumas delas para tua sala de aula com teus alunos. Mas para enriquecer ainda mais teu portfólio, peço que escreva mais sobre estas aprendizagens (como elas aconteceram), em uma de suas postagens vc descreveu muito bem o que fez (ou pretendia fazer). Mas em outras apenas comentou que as atividades foram muito legais. Gostariamos que vc (descreve o inicio, meio e fim destas atividades, com os respectivos resultados desta aplicação), se possivel, traga evidencias destas aprendizagens realizadas, atraves de fotos ou filmagens (vc pode filmar tb!!!!). Outra coisa que poderias fazer é relacionar estas atividades com mais de uma interdisciplina, como por exemplo: teatro e musica, artes e ludicidade...
Este é o caminho!
Qualquer dúvida entre em contato!

Grande abraço,
Fabi

Leonardo Porto disse...

Prezada Luciane,

você tem apenas descrito as atividades feitas, mas não tem analisado estas aprendizagens: pense em você se dividir em duas, uma é a aluna Luciane, outra é a professora que irá analisar a aluna Luciane. Então, como a aluna realizou uma aprendizagem X (aqui pode ser a do conto de fadas), o que a professora da interdisciplina comentou, como você acha que a atividade foi realizada?
Um abraço, Leonardo.