quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Refletindo sobre a importância dos PAs


O trabalho com o PA foi muito importante para construção de novas aprendizagens, pois através do mesmo fiz novas descobertas a partir de um questionamento que era do meu interesse e do meu grupo “Por quê as pessoas têm animais de estimação?” Essa questão é fundamental, pois é ela que determina a atividade mental em certa direção. Só buscamos respostas, quando temos uma pergunta, surgindo a necessidade de encontrar uma resposta. “É a natureza da questão que levantamos que determina o que precisamos buscar, o que investigar. ( MAGDALENA e COSTA, 2003). O movimento investigativo tem como ponto de partida o conhecimento prévio do aluno. Desde a questão inicial, o diagnóstico das certezas provisórias e dúvidas temporárias, o plano de ação que organizou e norteou toda a busca e construção de novas aprendizagens, o debate promovido no decorre do processo e a própria síntese feita através da utilização de mapas conceituais, foram ferramentas fundamentais para a construção do projeto.Toda essa construção pessoal baseada nos meus interesses me levou a refletir sobre a necessidade de utilização dos projetos de aprendizagem na escola, trabalhando com temas que partam dos interesse dos alunos, respeitando suas especificidades de criança, adolescente ou mesmo um adulto que frequenta o EJA, o professor como facilitador do processo de construção de aprendizagem que é movido pelo próprio aluno, e o conhecimento provindo desse repleto de significado.

Referências:

COSTA, Iris Elisabeth Tempel; Magdalena, Beatriz Corso. Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0. Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). Faculdade de Educação. Porto Alegre, RS.


OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.12, p. 59-73 Set./Out./Nov./Dez. 1999. Disponível em: <http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/eja/jovens_e_adultos_como_sujeitos_do_conhecimento_e_aprendizagem.pdf> Acesso em :26 out. 2009.










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