terça-feira, 17 de novembro de 2009

A EJA

A interdisciplina de EJA e a de Didática dialogam no sentido de promover a alfabetização de jovens e edultos a partir da realidade dos mesmos. Paulo Freire quando utilizava temas geradores com seus alunos, buscava aproximar a linguagem da escola com a da usada pelos sujeitos nela inseridos, construindo novas aprendizagens a partir de seu vocabulário, e o educador nesse processo, conhece a bagagem cultural que constitui o mesmo, criando um espaço educativo com mais significado, pois valoriza a realidade do aluno e seu contexto social, cultural.
A EJA também fala sobre a necessidade de construi um espaço educativo que respeite e valorize a realidade do aluno, sua linguagem e pensamento, a pluralidade cultural, aspectos que foram constituidos nas relações sociais desse sujeito com o mundo a sua volta. Para isso, a escola precisa repensar seu currículo, o papel do educador não como transmissor de conhecimento, mas facilitador do processo de aprendizagem, que é do aluno e não seu, buscando estratégias diferenciadas, motivadoras dessa busca pelo conhecimento escolar, cultural e social.


REFERÊNCIAS
Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Nova Escola: Grandes Pensadores, São Paulo, Edição 22, p. 70-73, mês jul. 2008.
FREIRE, Paulo. A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade. In: _____. Pedagogia do Oprimido. 40ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p.89-101.
“A construção da leitura e da escrita do adulto na perspectiva freireana”(filme). Produzido durante o curso “Alfabetizando jovens e adultos”, SENAC-SP, Assessoria Instituto Paulo Freire”. 1999-2001. DVD ( 52min.)
BETTO, Frei. Paulo Freire: a leitura do mundo. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf>. Acesso em 26/10/2009.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.12, p. 59-73 Set./Out./Nov./Dez. 1999. Disponível em: <http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/eja/jovens_e_adultos_como_sujeitos_do_conhecimento_e_aprendizagem.pdf> Acesso em :26 out. 2009.
COMERLATO, Denise Maria. Escrita, representações e cognição. Educação e Realidade, 29 (2), 1143-161, jul./dez. 2004. Disponível em: <http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/eja/escrita_representacoes_graficas_e_cognicao_Denise_e_Comerlato.pdf> Acesso em: 26 out. 2009.

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