terça-feira, 17 de novembro de 2009

Planejando uma aula

Planejamento baseado no livro abaixo:




A realização da atividade "Planejamento de Aula", apesar de ser algo relacionado com a minha profissão, mostrou ser um desafio para mim, pois mesmo já tendo realizado inúmeros planos de aula, faz algum tempo que não planejo um em que precisa constar todas as etapas de planejamento que foram propostas nesta atividade: temática, justificativa da mesma, o roteiro da atividades: leitura, produção textual, jogo e sistematização, cada uma contendo objetivo, organização da turma e materiais e desenvolvimento. Como educadores temos prática, mas também dificuldades em organizar um planejamento escrito, que contemple as necessidades dos alunos, abrangendo vários aspectos linguísticos seja na oralidade ou na escrita, que contribuam verdadeiramente para o processo de alfabetização e letramento dos alunos, promovendo contato com várias formas de linguagem, percebendo a utilização das mesmas nas diversas situações de comunicação sociais que se apresentam em nossa vida, auxiliando na formação do sujeito.
Planejar nunca é uma tarefa fácil, pois é preciso considerar e respeitar a realidade dos alunos, que é muito diferente da minha enquanto professora.

REFERÊNCIAS

ROTH, Otávio. Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz. São Paulo: Ática. 1994.
TRINDADE, Iole Maria Faviero. Não há como alfabetizar sem método.
Power Point: Alfabetizações e alfabetismos/ letramentos.
ZEN, Maria Isabel Dalla; TRINDADE, lole Faviero.Leitura, escrita e oralidade como artefatos culturais, 2002.

Um comentário:

Marga disse...

Luciane!

De fato, a prática nos propicia vantagens no cotidiano escolar que aparentemente .Definir um tempo para o planejamento é outra necessidade importante. Flexibilizar conforme a realidade é necessário e prudente, todavia, exercitar a escrita a contar de um planejamento detalhado e adequado a demanda, nos fortalece enquanto pesquisadores! Tu podes explicar como é essa diferença entre a sua realidade e do aluno?