quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pedagogia de Projetos


O trabalho com a Pedagogia de Projetos é muito importante, porque parte da realidade do aluno e do conhecimento que já construiu seja ele social ou escolar. Em seu processo de busca de informações, que pode ser individual ou em grupo, construirão novas relações e aprendizagens, desenvolvidas em um currículo que perde o caráter conteudista, mas ganha em qualidade, o aluno tornando-se consciente sobre o que quer aprender e as necessidades dessa aprendizagem para a sua vida. Percebo que essa forma de trabalho é um desafio para nós educadores e para o contexto escolar, pois apresenta maior flexibilidade quanto a prazos e seqüência de conteúdos; a reflexão e mudança do papel do professor que se torna facilitador da aprendizagem e do aluno que não é um mero espectador, mas participativo em todas as etapas do projeto; a construção de projetos que tenham significado para os alunos, onde conteúdos e áreas de conhecimento atendam suas necessidades, dessa forma criando um clima de envolvimento, cooperação, solidariedade, permitindo dessa forma o interesse do grupo pelo assunto trabalhado e a autonomia nessa construção. Já trabalhei dessa forma com meus alunos, mas não é fácil, visto que é importantíssima a participação não só do aluno, como também de sua família no processo do PA.

Referências:

HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Filme 1: Vamos passear na Vassoura da Bruxa Onilda? – 12 min. – 1998

Filme 2: Possibilidades! ao meu redor – 13 min. - 2003




Nenhum comentário: