terça-feira, 2 de junho de 2009


Dossiê de Inclusão




Parte A)Descrever quais serviços especializados existem no município e quantos alunos são atendidos.


É muito importante que façamos uma reflexão sobre a forma como a inclusão acontece em nosso município, com isso descobrimos que existe uma grande disparidade entre o que existe de vagas para esses alunos nos serviços especializados, em relação a demanda necessária. Dessa forma é bem difícil que consigamos encaminhamento para todos os alunos que necessitam de atendimento, seja no âmbito da minha escola ou a nível de municipal.
No município de São Leopoldo, contamos com o NAPPI(Núcleo de Apoio e Pesquisa à Inclusão), que atende em torno de 200 alunos, com necessidades especiais na área cognitiva, apresentando dificuldades que limitam seu processo de aprendizagem, limitações físicas, de diversas ordens, além de alunos com problemas de disciplina, agressividade, multi-repetentes, que são atendidos por profissionais ligados à educação, formados em diversas áreas, como pedagogia, psicopedagogia, fonoaudióloga, fisioterapia, psicomotricidade, psicologia, serviço social e terapia familiar.
A sala de recursos multifuncionais funcionará como suporte do Nappi para oferecer um serviço de natureza pedagógica que apóia e complementa o atendimento educacional da classe regular. O trabalho será desenvolvido com a realização de atividades que atendam os interesses e as necessidades de aprendizagem específicas de cada aluno.
A SRM oferece subsídios pedagógicos que contemplarão as áreas: cognitiva, motora, sócio-afetiva, emocional e corporal. Além das atividades na SRM, as professoras realizarão o atendimento institucional. Este trabalho consiste no apoio e orientação aos professores da classe regular quanto às adaptações curriculares necessárias e trocas com outros profissionais que trabalhem com o aluno como psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, entre outros.
A estrutura das salas é constituída de computadores, impressora, televisor, brinquedos e jogos adaptados, entre outros materiais. Além dos equipamentos subsidiados pelo Governo Federal e Prefeitura Municipal, o Ministério de Educação ofereceu curso de capacitação das professoras. A SRM é voltada para o atendimento de estudantes com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares, alunos com dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas, estudantes com altas habilidades/superdotação e que apresentem uma grande facilidade ou interesse em relação a algum tema ou grande criatividade ou talento específico.
Em 2007, foi inaugurada a 1ª sala multifuncional na escola Paul Harris e hoje São Leopoldo possui 4 salas vinculadas ao NAPPI, são elas:


Sala de Recursos Multifuncionais da EMEF Paul Harris
Sala de Recursos Multifuncionais da EMEF Barão do Rio Branco
Sala de Recursos Multifuncionais da EMEF Álvaro Luis Nunes
Sala de Recursos Multifuncionais da EMEF Maria Edila



Na escola Zaira Hauschild temos a seguinte realidade em relação aos atendimentos feitos pelo NAPPI:


2º ano/1ª série: 1 aluno, atendimento ALDEF(Associação Leopoldense de Deficientes)

3º ano/2ª série: 2 alunos, atendimento- SRM(Sala de Recursos);1 aluna (Psicopedagoga), no NAPPI

4º ano/3ª série: 3 alunos, 1(psicóloga); 2(psicopedagoga) ambos no NAPPI;

5º ano/4ª série: 2 alunos(psicopedagoga) e 1 aluno-SRM(Sala de Recursos);

7º ano/6ª série: 2 alunos(psicopedagoga-NAPPI);

8º ano/7ª série: 1 aluno(psicológico-NAPPI)

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