A partir dessa realidade busco como estagiária propor momentos de aprendizagem que contemplem a diversidade: leituras, diálogos, construções de textos individuais e coletivos, confecção de cartazes, painéis, pesquisas, desenhos, pinturas, leitura de imagens, construção de linhas de tempo do nascimento dos familiares dos alunos, das atividades diárias dos alunos, a confecção de árvore genealógica da família, buscando resgatar com isso a origem do aluno e sua identidade.
É preciso se aproximar da realidade do aluno, buscando elementos que possam auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem.
"... ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando."
Atividade baseada no significado do nome do aluno:
Representação artística sobre o significado que pensa ter seu nome;
Representação após pesquisa do significado do nome.
Árvore genealógica da família
Referências:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Um comentário:
Maravilho sentir os elos que são construídos ma interação presente no cotidiano. Dá trabalho, mas é compensador.E no teu relato se evidencia o quanto é importante para todos os envolvidos no processo, nessa etapa da tua formação!Abracitos!
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