A partir dessa realidade busco como estagiária propor momentos de aprendizagem que contemplem a diversidade: leituras, diálogos, construções de textos individuais e coletivos, confecção de cartazes, painéis, pesquisas, desenhos, pinturas, leitura de imagens, construção de linhas de tempo do nascimento dos familiares dos alunos, das atividades diárias dos alunos, a confecção de árvore genealógica da família, buscando resgatar com isso a origem do aluno e sua identidade.
É preciso se aproximar da realidade do aluno, buscando elementos que possam auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem.
"... ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando."
Atividade baseada no significado do nome do aluno:
Representação artística sobre o significado que pensa ter seu nome;
Representação após pesquisa do significado do nome.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWfkcDMsQyXMWT0hcLza9ogsjDMT7epLQ9z0WtvS4ps8VyCFsZKPaHdEoG-T-TdM2NGKTGysZKISiGAeYSalqrLp-C4Q-IQz7F1qC4uxbDrgxFCBZGE30LFOsxW-u68U5xezbLjVums5rC/s320/P200410_10.54.jpg)
Árvore genealógica da família
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0iGN52cRsTN_phdX-uK5JVQdE8P8z_XspWS4tnrzgPs4FAwLhvjoKA84mN-thZD5IyDtKjQiCfjZdiusngY_kxPiAt1XJGb3wzM8btMyUIlOFrl-VIk6hsxCr5OgRj5Jx64SP1qpUvFTP/s320/P220410_13.16_%5B01%5D.jpg)
Referências:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Um comentário:
Maravilho sentir os elos que são construídos ma interação presente no cotidiano. Dá trabalho, mas é compensador.E no teu relato se evidencia o quanto é importante para todos os envolvidos no processo, nessa etapa da tua formação!Abracitos!
Postar um comentário