terça-feira, 27 de abril de 2010

Minhas aprendizagens pessoais

Cada momento em que estou desenvolvendo as propostas com os alunos percebo a singularidade de cada um, a maneira com que trabalham nas atividades em grupo, suas construções pessoais, as aprendizagens e habilidades que possuem, e que foram construídas no decorrer de sua passagem pela escola, nas suas relações familiares, em suas vivências culturais com a leitura, escrita, meios de comunicação, entre outros.
A partir dessa realidade busco como estagiária propor momentos de aprendizagem que contemplem a diversidade: leituras, diálogos, construções de textos individuais e coletivos, confecção de cartazes, painéis, pesquisas, desenhos, pinturas, leitura de imagens, construção de linhas de tempo do nascimento dos familiares dos alunos, das atividades diárias dos alunos, a confecção de árvore genealógica da família, buscando resgatar com isso a origem do aluno e sua identidade.
É preciso se aproximar da realidade do aluno, buscando elementos que possam auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem.
"... ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando."

Atividade baseada no significado do nome do aluno:

Representação artística sobre o significado que pensa ter seu nome;
Representação após pesquisa do significado do nome.


Árvore genealógica da família


Referências:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Um comentário:

Marga disse...

Maravilho sentir os elos que são construídos ma interação presente no cotidiano. Dá trabalho, mas é compensador.E no teu relato se evidencia o quanto é importante para todos os envolvidos no processo, nessa etapa da tua formação!Abracitos!