segunda-feira, 5 de abril de 2010

Estágio:reflexão e ação

O estágio é um momento de reflexão e ação, onde se faz necessário dialogar com a nossa prática como educador, a nossa realidade como aluno, os teóricos estudados no PEAD, a realidade dos alunos, buscando um embasamento para a ação.
Para pensar sobre as ações durante o estágio precisamos conhecer os alunos, o contexto social e cultural em que estão inseridos, pois dessa forma descobrimos como se relacionam com o conhecimento e a partir disso buscar alternativas motivadoras para que esse processo seja mais significativo para os alunos.
Numa sala de aula são muitos sujeitos, cada um deles sendo singular em relação a forma de ser, saber e de pensar, constituição esta baseada em suas experiências pessoais, sociais e culturais, que precisam ser consideradas num planejamento que respeite essa diversidade.
É muito importante pensar sobre o que será trabalhado como o aluno, observando a necessidade real do mesmo, incentivando a busca, a pesquisa, o processo de troca de ideias e experiências, onde professor e aluno aprendem e ensinam, construindo a aprendizagem.
Segundo Freire, “ensinar requer aceitar os riscos do desafio do novo, enquanto inovador, enriquecedor, e rejeitar quaisquer formas de discriminação que separe as pessoas em raça, classes... É ter certeza de que faz parte de um processo inconcluso, apesar de saber que o ser humano é um ser condicionado, portanto há sempre possibilidades de interferir na realidade a fim de modificá-la. Acima de tudo, ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando.”(p.66)

Referências:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Um comentário:

Marga disse...

Desafios, sempre são elementos que agregam valores significativos ao nosso cotidiano. Penso que até é o que mantém o encantamento da nossa função.Daqui para frente, é reflexão/ação/reflexão. Sugiro que uses esse espaço para relacionar leituras ao que foi planejado, atrelar o que foi visto ao que é vivenciado para evidenciar aprendizagens apontar reações que teu público alvo manifesta mediante cada novidade.
Tudo isso poderá ser muito útil na produção do teu TCC , em breve, querida Lu!

Abraços!