terça-feira, 13 de abril de 2010

Estágio: Reflexão sobre o Planejamento

PLANEJAMENTO


Trabalho há quase quinze anos como educadora, mas todos os anos parece que pela primeira vez estou numa sala de aula, pois os alunos são diferentes, as expressões do rosto, o jeito de falar, as atitudes, a forma como lidam com os conhecimentos novos ou elaboram os que já possuem. Por esse motivo cada turma é única, singular e necessita de um planejamento que contemple suas especificidades. O planejamento precisa ser um exercício de reflexão constante tomando por base questionamentos orientadores, como vem sendo organizado o planejamento na escola? Para que se planeja? Para quem? Qual sua função? Que construção social ele permite?

Planejamento é elaborar - decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessária para isso; verificar a que distância se está deste tipo de ação e até que ponto se está contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir esta distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar - agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar - revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados (Gandin, 1985, p.22).

Esse planejamento não está dissociado dos conteúdos culturais e sociais, por isso se faz necessária uma visão que contemple a interdisciplinariedade, ou seja, o currículo precisa estar organizado “a partir da ótica dos conteúdos culturais, ou seja, tentar ver que relações e agrupamentos de conteúdos podem ser feitos, por matérias, por blocos de conteúdos, por áreas de conhecimento e experiência,etc.” ( Santomé, 1996, p.61).

No planejamento ação e reflexão sobre a são movimentos indissociáveis, que acontecem paralelamente ao processo.


Referências:

RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. Planejamento em Destaque: análises menos convencionais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. P. 59-65 e 72-73.

Um comentário:

Marga disse...

Essas tuas inquietações, Luciane, sobre o recomeçar e o planejar são imprescindiveis e contribuiem à riqueza das tuas postagens. Evidenciam teu comprometimento e tua percepção a relevância do ato de planejar. Neste teu registro, consegues fazer isto muito bem, na medida em que relacionas tuas experiências aos referências teóricos. Entretanto, solicito que em tuas próximas postagens procure aprofundar ainda mais na reflexão sobre as tuas aprendizagens. Um grande abraço.