segunda-feira, 4 de maio de 2009

Estadios desenvolvimento Piaget

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL-UFRGS/EAD
DISCIPLINA: PSICOLOGIA II
PROFESSORA: TANIA MARQUES
ALUNA : LUCIANE DA SILVA DUTRA

Estágios do Desenvolvimento

Os estagios do desenvolvimento e as médias de idade são as seguintes:

1) Sensório-motor- do nascimento até aproximadamente um ano e meio, dois anos;

Características desse estagio:
A partir dos primeiros reflexos(bagagem hereditária) com os quais a criança nasce(sugar o leite, por exemplo); a mesma constrói na interação com o meio novas e mais poderosas formas de lidar com o objeto(acomodação);
Inteligência sensório-motora, voltada à manipulação dos objetos, utilizando percepções e movimentos, organizados em “esquemas de ação”;
Ausência da função semiótica, ou seja, a criança não representa mentalmente os objetos.

2) Pré-operatório - de aproximadamente um ano e meio até por volta dos sete anos;

Características desse estagio:
Capacidade de representação da realidade com o desenvolvimento da inteligência sensório-motora, voltada a manipulação de objetos(prática);
Seu pensamento é marcado pela intuição, sendo estático e rígido, captando momentos sem juntá-los em um todo, sua percepção está imediatamente ligada à realidade e não a lógica,
Possui capacidade simbólica marcada pelo egocentrismo(relação com seu “Eu”);
Falta-lhe a irreversibilidade do pensamento(incapacidade de converter relações, fazendo uma série de raciocínios sobre um mesmo evento);
Apresenta um estado de desequilíbrio: há uma predominância de acomodações e não das assimilações.

3) Operatório-concreto - por volta dos sete até em torno dos doze anos;

Características desse estagio:

Construção da capacidade de reversibilidade do pensamento(realiza ações mentais limitadas pelo mundo real);
Capacidade de construir operações lógicas de classificação, seriação, conservação, entre outras;
Surgimento do jogo simbólico, onde a criança constrói a capacidade de representar a realidade, tornando-se possível à aquisição da linguagem;
Possui uma organização mental integrada, os sistemas de ação reúnem-se em todos integrados;
É capaz de ver a totalidade de diferentes ângulos.

4) Operatório-formal - desde cerca dos doze anos, perdurando pela vida adulta.

Características desse estagio:

Surgimento da inteligência operatorio-formal(relacionada não somente ao real mais a possibilidades);
Inicia os processos de pensamento hipotético-dedutivos, estabelecendo relações, raciocinando sobre enunciados, hipóteses e não mais somente sobre os objetos;
Desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato;
A criança se libera inteiramente do objeto.

BIBLIOGRAFIA
PIAGET, Jean.Os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. In:Problemas de Psicologia Genética. São Paulo, 1983. Coleção Os Pensadores.
_______O desenvolvimento mental da criança. In: Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
BECKER, Fernando, Ensino e construção do conhecimento: O processo de abstração reflexionante. In: Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Epistemologia genética e construção do conhecimento. Texto extraído de MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Do Egocentrismo à Descentração: a docência no ensino superior. Porto Alegre: UFRGS, 2005, Tese de doutorado

Um comentário:

Unknown disse...

Luciane: conseguiste identificar características importantes para os estádios do desenvolvimento. Um abraço. Profª Tania Marques