segunda-feira, 4 de maio de 2009

Participação fórum estadios Piaget

Estagio pré-operacional:
A aluna “F”, de cinco anos, encontra-se no estagio pré-operacional, pois quando solicitada a colocar objetos em uma seqüência de tamanho, menor até o maior, o faz sem dificuldades. Mas quando solicitada que os coloque numa seqüência inversa, maior até o menor, não consegue, pois não é capaz de identificar relações de reciprocidade, nem de coordenar diferentes pontos de vista(irreversibilidade do pensamento).

Aluno \"X\", de seis anos, quando solicitado a agrupar quantidades iguais representadas por palitos com diferentes sementes coladas, sendo que num palito estão mais próximas e no outro mais afastadas entre si, agrupou palitos com diferentes quantidades, não apresentado a \"noção de conservação\", pois tudo que envolve medidas(comprimento, volume ou área), não está ao alcance de sua compreensão.

Reflexão sobre a questão idade e desenvolvimento intelectual:O que nos dirá se um sujeito se encontra em um ou outro período do desenvolvimento não será a sua idade, mas, ao contrário, será a sua relação com o objeto do conhecimento, será a sua maneira de pensar, refletida no modo como lida com os problemas da realidade, seja ela interna ou externa. Serão suas características cognitivas que nos mostrarão em que período de desenvolvimento se encontra, e não o inverso. A partir da idade, apenas, não podemos fazer afirmações definitivas sobre o seu nível de desenvolvimento.

Nenhum comentário: