segunda-feira, 18 de maio de 2009

Plano de aula etnias



Quando realizei o plano de aulas sobre etnias percebo o quanto é complexo realizar esse tipo de trabalho: organizar objetivos, atividades, que contemplem a reflexão sobre o racismo e as faces da discriminação, pois não se encontram muitas fontes de consulta, textos, idéias, livros. Quase sempre são as mesmas histórias, sem grandes novidades...


PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA





TEMÁTICA: Abordagem de expressões que denotam racismo e sua consequência sobre a propagação do preconceito racial entre as crianças e na sociedade em geral.

OBJETIVOS:
Sensibilizar as crianças, acerca das diferenças que compõem as diferentes etnias, utilizando como referência a cor do pelo das ovelhas;
Reconhecer atitudes e palavras utilizadas por nós que propagam preconceitos raciais, levando a discriminação;
Repensar estas atitudes e palavras, favorecendo a conscientização de que através delas construímos a realidade e a identidade de um povo;
Trabalhar a vivência de atitudes de união e solidariedade no grupo.

DESDOBRAMENTOS EM SALA DE AULA(atividades realizadas):
Contação da história “Ovelha negra, eu?;
Conversa sobre a história(questionamentos);
O que quer dizer a expressão “ovelha negra”?
Porque as ovelhas foram contar a Dorinha, a ovelha preta do rebanho que seu dono estava furioso com ela?
Como ela se sentiu ao saber que os humanos usam expressões como “ovelha negra”, entre outras, como designação de algo negativo, ruim?
As outras ovelhas foram solidarias com o desabafo de Dorinha. O que fizeram para ajudá-la?
Você concorda com a atitude das ovelhas em relação a Dorinha. Você já ajudou alguém que precisava de você?Como se sentiu?
Exploração do mosaico étnico-racial construído pela turma, relacionando com as diferentes cores dos pelos das ovelhas da história;
Construção de uma ovelha com pompom de lã;
Colocar um nome em sua ovelha e ser responsável por ela durante uma semana, levando-a junto para onde for;
Montar um diario onde escreverá tudo o que fez por ela durante esse tempo( dar comida, banho, cortar o pelo, como se fosse uma ovelha de verdade);
Leitura dos diarios e montagem de um painel com figuras, fotos, desenhos, mostrando atitudes de cuidado, respeito, solidariedade, amizade, dos seres. humanos uns para com os outros, bem como em sua relação com os animais.

CONCEITOS-CHAVE TRABALHADOS:
( diferenças físicas-preconceito racial-força das palavras-identidade cultural-preconceito velado-discriminação-solidariedade-união-amizade-reflexão-responsabilidade)
CONSIDERAÇÕES FINAIS ACERCA DO SIGNIFICADO DE PLANEJAR A REFERIDA AÇÃO EDUCATIVA:
Pensando sobre a referida atividade descobri que não é muito fácil planejar sobre qualquer assunto relacionado a preconceitos, primeiro porque é um exercício que como educadores pouco fazemos. Apenas neste semestre que temos a disciplina de etnias é que estou refletindo sobre o fato de que na minha profissional poucas vezes planejei aulas que discutissem sobre preconceito e a discriminação sejam eles étnicos, religiosos, culturais, entre outros.
Tive bastante dificuldade em encontrar material na minha escola e com colegas, para poder montar minha proposta didático-pedagógica, além disso não tinha certeza quanto à formulação dos objetivos e a organização das atividades, que precisavam estar em concordância.

BIBLIOGRAFIA

Era uma vez uma menina muito bonita: Uma prática pedagógica relacionada com a questão racial em uma turma de alfabetização. LEITE, Luciane Andréia Ribeiro
GREUNER, Liliane Silva. Ovelha negra, eu? Porto Alegre: Razão Bureau Editorial, 2007.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. PCNS: Apresentação dos temas transversais. Brasília, 1997.

Nenhum comentário: