quinta-feira, 20 de maio de 2010

DESENVOLVENDO ATIVIDADES DE LOCALIZAÇÃO EM MAPAS, GLOBOS, MAQUETES E PLANTAS BAIXAS

Nesta semana busquei desenvolver atividades que explorassem noções de localização com os alunos, pois através delas podemos explorar diversos conceitos. O início do trabalho uma história "As tranças de Bintou", uma menina que mora na África, realizando atividades de localização da casa da mesma e a dos alunos, utilizando o globo e o mapa-mundi nesse processo. Após isso os alunos pesquisaram sobre o "Senegal", país de origem da menina, estabelecendo relações entre o referido país e o Brasil. Os alunos pesquisaram sobre suas casas, descrição da casa, da rua onde mora, localizando também o bairro em que está situada. Feito isso construíram suas casas com materiais diversos, criando também uma maquete da rua onde moram, o trabalho ficou muito criativo. Depois representaram a maquete construída com uma planta baixa, planificando as figuras tridimensionais.




Referências:



ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloisa Fesch; PAGANELLI, Tomoko Iyda. Estudos Sociais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Access, 1993.

SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Trilhas da Geografia, 5ª série. São Paulo: Scipione, 2002

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília, MEC/SEF, 1997.

Um comentário:

Marga disse...

A tomada de consciência para planejar atividades criativas, manter um embasamento coerente, faz do Estagio, um tempo que flui e passa! A experiência vale e o mais interessante é que tu transpareces uma grande satisfação digna de bons educadores. Agora falta pouquinho para terminar essa etapa. O mais importante é que teus alunos possam vivenciar aprendizagens com um olhar mais reflexivo e instigante e ter continuidade na caminhada e possibilitar essa interação como algo tranquilo e eficaz. A tua disciplina em realizar os trabalhos em dia e a persistência, já apresentam bons resultados, não é? Parabéns!