TROCA DE CORRESPONDÊNCIA
A partir da aula-passeio sobre os pontos turísticos de São Leopoldo, os alunos escreverão uma carta para os colegas da turma falando sobre suas vivências no passeio, o que descobriram, os momentos mais significativos para eles, trocando impressões sobre essa experiência. Num segundo momento mais cooperativo com a turma 4A1 que também participou conosco da aula-passeio, postaremos uma carta da turma para a outra, no blog colaborativo “zairaquartosanos”, falando sobre os pontos turísticos que conhecemos, o que aprendemos sobre eles, o que encontramos nesses espaços visitados, e o que mais acharam significativo nesse momento. Esse tipo de atividade é uma estratégia utilizada na pedagogia Freinet, que busca o desenvolvimento do senso cooperativo, a autonomia, a expressão, a valorização das vivências sociais, como constitutivas da aprendizagem dos alunos. Para Freinet, todo conhecimento é fruto do que chamou de tateamento experimental – a atividade de formular hipóteses e testar sua validade – e cabe à escola proporcionar essa possibilidade a toda criança.
Referências:
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per06.htm
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mestre-trabalho-bom-senso-423309.shtml
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Lu, envolvente a tarefa! Instiga a interação e a comunicação, bem como o relato das impressões dos teus alunos, enriquece o teu relatório do Estagio. Não deixa de registrar nos moldes como foi combinado, Segui as orientações dadas no ultimo encontro e que a coordenação encaminhou por e-mail. Vais facilitar e muito tua vida!
Abraços!
Postar um comentário