terça-feira, 22 de junho de 2010

O trabalho com a turma 4A2 continua

Participando da Gincana Julina...


Nesta semana organizei com os alunos da turma 4A2 uma pesquisa sobre "Os santos relacionados à Festa Junina", pois é uma das tarefas culturais da gincana que está acontecendo na escola Zaira Hauschild. Apesar de não estar mais estagiando na turma, pelo menos uma vez por semana mantemos contato no EVAM, espaço de informática na escola onde todas as turmas são atendidas.
Criamos uma postagem da pesquisa no blog colaborativo dos quartos anos, o trabalho foi bem legal, envolveu a pesquisa dos nomes dos mesmos, imagens, data de comemoração e informações sobre eles.

A pesquisa ficou assim...

SANTO ANTONIO 13 DE JUNHO

Santo Antônio é um dos santos de maior devoção popular tanto no Brasil como em Portugal.

É o santo familiar e protetor dos varejistas

em geral, por isso é comum encontrar sua

figura em estabelecimentos comerciais.
Sua influência é marcante entre o povo brasileiro. Seus devotos, em geral, não têm em casa uma imagem grande do santo e preferem levar no bolso uma pequena para se proteger. É a ele que as moças ansiosas pedem um noivo. A prática de colocar o santo de cabeça para baixo no sereno, amarrada num esteio, ou de jogá-lo no fundo do poço até que o pedido seja atendido, por exemplo, é bastante comum entre os devotos.

SÃO JOÃO 24 DE JUNHO

São João ocupa papel de destaque nas festas, pois, dentre os santos de junho, foi ele que deu ao mês o seu nome (mês de São João) e é em sua homenagem que se chamam "joaninas" as festas realizadas no decurso dos seus trinta dias. O dia 23 de junho, véspera do nascimento de São João e início dos festejos, é esperado com especial ansiedade. Segundo Frei Vicente do Salvador, um dos primeiros brasileiros a escrever a história de s

ua terra, já no ano de 1603 os índios acudiam a todos os festejos portugueses, em especial os de São João, por causa das fogueiras e capelas.

A Lenda do surgimento da fogueira:

Dizem que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora então perguntou:

- Como poderei saber do nascimento dessa criança?
- Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.

Santa Isabel cumpriu a promessa. Certo dia Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas. Foi à casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho.


SÃO PEDRO 29 DE JUNHO



São Pedro, o apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.


MARIA E JONATHAN/4A2

O link do blog colaborativo:

http://zairaquartosanos.blogspot.com/


Nenhum comentário: