terça-feira, 22 de setembro de 2009

Reflexões sobre o Parecer CEB 11/2000

Na atividade sobre o EJA percebi que essa modalidade de ensino está voltada para as necessidades de aprendizagens de jovens e adultos, valorizando sua realidade, seus hábitos,atitudes, formas de organização do conhecimento. O EJA possui várias funções: Reparadora, no sentido de respeitar o direito que todos possuem a uma escola de qualidade, cujo currículo esteja voltado para a inserção social destes sujeitos na sociedade; função de suprimento, buscando a alfabetização como conhecimento básico necessário para o pleno desenvolvimento da cidadania; equalizadora, buscando a inclusão de sujeitos que não tiveram acesso a escolaridade por evasão, repetência, acessibilidade, promovendo inserção social e no mercado de trabalho e qualificadora, com o objetivo de educar para a transformação da sociedade, baseando-se na diversidade, na igualdade, valorizando as experiências sociais trazidas pelos alunos.
Respeitando as especificidades do EJA se faz necessário que os docentes que trabalham nessa modalidade tenham uma formação qualificada para trabalhar com um aluno que precisa de motivação constante para não evadir, buscando métodos, conteúdos e projetos que atendam as necessidades reais destes jovens e adultos, desenvolvendo sua autonomia como ser humano que compreende e transforma sua realidade social através da educação e do conhecimento.

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